Estágio

 O estágio do curso de Licenciatura de Física tem carga horária de 404 horas e é parte integrante do currículo obrigatório do curso, podendo ser realizado em turno diferente do turno de funcionamento do curso e visa assegurar o contato do aluno com situações, contextos e instituições de ensino, permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais reais, servindo de experiência para um melhor exercício de sua profissão. O estágio é instância privilegiada que permite a articulação entre o estudo teórico e os saberes práticos e tem como propósito a inserção do futuro Licenciado em Física no mundo do trabalho das instituições de ensino. O estágio da Física – Licenciatura será orientada por professores do IF Catarinense e será realizado em 03 (três) etapas:

1ª. Etapa: Estágio Supervisionado I – 120h – consiste na observação em escolas e turmas do ensino médio e em conjunto com o supervisor na construção e aplicação de ação didática em pelo menos uma turma da escola.

1ª. Etapa: Estágio Supervisionado I – 120h – consiste na observação, em escolas e turmas do ensino médio, acompanhado de estudo, análise e reflexão crítica do projeto pedagógico da escola e do plano de ensino de física. Haverá a elaboração do plano de estágio para a prática da docência.

2ª. Etapa: Estágio Supervisionado II – 165h – o acadêmico solidifica os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso e concretiza habilidades profissionais no decorrer da própria atuação docente. Nesta fase acontecerá a conclusão do plano de estágio com a respectiva aplicação, caracterizando em estágio de prática docente no EM. Ao final deste estágio será elaborado um relatório, que deverá ser apresentado em seminário de socialização.

Na tabela seguinte encontra-se o registro das escolas onde os acadêmicos realizaram o estágio de docência em 2014.

Estagiário

Unidades de Ensino

Bairro/Cidade/Gerência

Professor Supervisor

Orientação

EDSON KARSTEN IFC – Rio do Sul – sede Serra Canoas/Rio do Sul

Jonatas Steinbach

Angelisa B. Clebsch/Adriana Marin (co-orientação)

LÚCIO BRANGER E. E. B. João Custódio da Luz Bairro Bela Vista/Rio do Sul/12a GERED Cristiano L. Campos Angelisa B. Clebsch
MAÍRA A. HILLESHEIM E. E. B. Maria Regina de Oliveira Centro/Agronômica/ 12a GERED

Elisangela R. E. Fernandes

Angelisa B. Clebsch/Adriana Marin (co-orientação)
MARIANA C. MACEDO E. E. B. Paulo Cordeiro Centro/Rio do Sul/12a GERED Cristiano L. Campos Angelisa B. Clebsch
MONIK BORGUEZAN E. E. Básica Paulo Zimmermann Centro/Rio do Sul/12a GERED Anderson Kock Angelisa B. Clebsch
NAYANA T. DESTRO E. E. Básica Prefeito Frederico Probst Rio Antinha/Petrolândia/ 13a GERED Daiana S. W. Vieira Angelisa B. Clebsch