CURSO DE FÉRIAS

Os cursos de férias que tem sido ofertados no IF Catarinense câmpus Rio do Sul tem sua origem em dificuldades constatadas no processo de implementação dos cursos de Licenciatura do câmpus. Uma das dificuldades está relacionada às atividades complementares obrigatórias para a integralização dos cursos. Alguns acadêmicos das licenciaturas, devido à quantidade de horas que trabalham, não estavam encontrando tempo para cumprir as horas complementares exigidas pelo curso, sendo o período das férias o único tempo disponível. Outra dificuldade constatada refere-se ao embasamento teórico de conceitos. Alguns  dos novos ingressantes das licenciaturas apresentam uma visível dificuldade em Matemática e Física Básica, pois, ficaram anos distantes da sala de aula antes de começarem o curso de graduação.

Então, em maio de 2013 nasceu a ideia de realizarmos cursos durante as férias ministrados pelos acadêmicos para calouros ingressantes. O projeto foi escrito em agosto de 2013, e cadastrado junto a Coordenação de Pesquisa e Extensão, levou um semestre e parte do período de férias para ser construído. Contou com a orientação de uma professora, uma bolsista e vários colaboradores. Os acadêmicos poderiam cumprir parte das horas complementares além de ter exercício da docência e experimentar sua futura profissão. Enquanto os novos ingressantes teriam a oportunidade de estarem aprimorando seus conhecimentos e tirando suas dúvidas.

Na implementação do projeto experimentamos uma forma diferente de ministrar aulas: cinco professores numa sala de aula, cada noite um professor diferente deu uma aula expositiva de aproximadamente uma hora, em seguida os alunos fizeram exercícios e todos os professores circulavam entre os alunos tirando dúvidas, principalmente de assuntos que eram pré requisito para o conteúdo da aula, sanando assim, muito mais dúvidas e construindo o conhecimento em matemática efetivamente. Os cursos de Férias também foram abertos para a comunidade geral e alunos de outras Instituições, que tiveram a oportunidade de estudar um pouco mais matemática e conhecer a estrutura e funcionamento da Unidade Urbana do IF Catarinense. Recebemos alunos estudando para concursos, outros estudando para vestibular, outros estudando para reforço, outros para relembrar e alunos de outras Instituições de Ensino Superior buscando aproveitamento de Atividades Complementares em seus cursos. Todos os participantes foram certificados. Foram 17 acadêmicos das licenciaturas ministrando os cursos em quatro salas de aula durante 5 dias.  Os Cursos de férias aconteceram de 3 a 7 de fevereiro de 2014, quatro cursos foram ofertados, três de Matemática Básica e um de Introdução à Física. A procura foi boa, os acadêmicos que ministraram os cursos ficaram muito satisfeitos, assim como os alunos, que desenvolveram os conhecimentos que já possuíam e aprenderam novos assuntos. A empolgação foi tamanha que os acadêmicos estão ansiosos para a próxima edição: O Curso de Inverno.

Larissa Esser, Adriana Marin e Angelisa Benetti Clebsch.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.